Provérbios Diários
Inicio » Provérbios » Capítulo 19 » Provérbios 19:19
Um homem de grande ira sofrerá punição; porque se o entregares, ainda assim deves fazê-lo novamente.
Comentário do versículo
Algumas pessoas não podem ficar fora de conflito ou problemas. Toda vez que você se volta, eles estão em uma disputa ou se lutar com outra pessoa. Se você os ajuda a sair de uma bagunça, eles rapidamente entram em outro. Eles têm ambientes quentes e espíritos sem voz, então não há esperança para eles. Eles terão uma vida de problemas, arruinarão seus relacionamentos e depois morrerão sozinhos. As lições são simples. Primeiro, se você não governar sua ira, Deus e os homens irão puni-lo pelo seu temperamento. Um sábio confessará seu espírito irritado, implore a Deus para ajudá-lo e obedecer os provérbios sobre a raiva. Em segundo lugar, se você ajudar uma pessoa de mau humor, estará ajudando novamente no próximo mês, pois ele não pode aprender a se dar bem com os outros. Seu espírito egoísta e seu temperamento quente explodirão novamente contra uma pequena ofensa, real ou percebida.
Nem raiva nem temperamento são nobres. Não é sinal de vileza ou autoridade. Não é a prova de um homem forte - é a prova de um tolo fraco ( Eccl 7: 9 ). Um grande homem governa seu espírito e controla sua ira; Os tolos são governados por seus espíritos e controlados por sua raiva. A ira é cegadora e vinculativa, de modo que ajudar um homem de temperamento rápido fora dos problemas causados por sua raiva não o protegerá por muito tempo; Ele vai pecar novamente por raiva muito cedo. Wrath é uma raiva violenta. É o vulcão emocional que entra em erupção no coração de um tolo quando ele se ofende ou não consegue o seu caminho. É um mal terrível. Isso leva a muitos pecados de pensamento, fala e ação.
Jesus sabia que estava na raiz do assassinato, então Ele condenou a ira injustificada como assassinato aos olhos de Deus ( Mateus 5: 21-22). Um homem com temperamento será culpado de muitos pecados ( Pr 10:12; 12:16 ; 14:17 ; 15:18 ; 17:19 ; 22: 24-25 ; 26:21 ; 29:22 ; 30:33 ).
Se um homem não aprendeu a dominar seu espírito, você deve resgatá-lo repetidamente do problema que sua ira causa ( Pr 27: 3 ). Ele é um fardo para lidar, porque você deve estar constantemente cobrindo ou corrigindo suas paixões tolas. Liberando-o hoje de uma bagunça que sua ira causou não o ajudará amanhã - ele fará isso de novo. Um homem sábio evita homens irritados, porque são principalmente problemas como amigos ( Pr 13:20 ;21:24 ; 22: 24-25 ; 29:22 ).
Aprenda a odiar a raiva, pois é incontrolável ( Pr 27: 3-4 ). É uma obra de sua carne pecadora e ancião, não o novo homem de um filho de Deus ( Efésios 4:31 ; Colossenses 3: 8 ). Acalme suas paixões, especialmente raiva ( Pr 16:32 ). Homens gloriosos adiam a raiva ( Pr 19:11 ). Apenas os tolos deixam que ele voe ( Ec 7: 9). Aprenda a superar rapidamente a raiva e acabar com os conflitos, pois a ira não resolvida dá lugar ao diabo ( Ef 4: 26-27 ). Exalte misericórdia em vez disso ( Pr 3: 3 ; 21: 3 ; Miquéias 6: 8 ).
Aprenda a amar, que é a maior graça de Deus para com você, e a maior graça que você pode mostrar aos outros ( I Cor 13: 4-7 , 13 ). É a maior prova da vida eterna e da presença de Deus em sua vida. O amor ensina e capacita você a suportar, suportar e sofrer por um longo tempo; Ensina a não ser facilmente provocado. Deus é amor. Você conhece Deus ( I João 4: 7-8 , 16 )? Se você conhece Deus, você mostrará amor em vez de raiva aos outros na vida.
Clique e Partilhe: | ![]() |
![]() |
![]() |
![]() |