Provérbios 23:3

Criar uma Loja Virtual Grátis
Provérbios 23:3

Início  »  Provérbios  »  Capítulo 23  »  Provérbios 23: 3

Comentários Diários de Provérbios

Não deseje as iguarias que lhe oferece, pois podem ser enganosas.

Versão em Português: Nova Versão Internacional 
Livro: Provérbios    

Comentário do versículo:

Tome bastante cuidado com a boa vida! O Pregador adverte a respeito de conter os nossos apetites e desejos pelo estilo de vida da classe alta, pois é perigosamente enganador. Estilo de vida dos ricos e famosos? Não! É o estilo de vida dos mortos e amaldiçoados! Não sejam enganados por eles!

O passado de nossas vidas - antes de sermos convertidos - deveria ser o suficiente quanto ao estilo de vidas deles. Agora rejeitamos a lascívia, os desejos sexuais, o excesso de vinho, as festanças e os banquetes. E apesar de acharem que a nossa severidade é estranha, sabemos que o juízo virá (IPe 4:3-5).

No Livro de Provérbios, o contexto geralmente é limitado, mas, neste caso, temos alguns. O nosso contexto é o comer com um governante (Pv 23:1). A sabedoria nos adverte a considerar cuidadosamente (Pv 23:1), pois o viver apurado pode lhe enganar, especialmente se você é um homem que tem desejo para com esse tipo de vida (Pv 23:2-3). Não se deixe enganar em desejar o tipo de vida dele, pois é vaidade e logo desaparece (Pv 23:4-5). A fina comida e as palavras lisonjeiras não são provas do coração do homem; portanto, fique atento (Pv 23:6-8)!

A concupiscência da carne é uma tentação poderosa e comum (IJo 2:16). Ela fez com que a nossa primeira mãe tomasse da fruta proibida, quando ela viu que era boa para se comer (Gn 3:6).

A comida fina é perigosa para os homens sábios. Se você gosta de comer, coloque uma faca à sua garganta (Pv 23:2). Você deve ser bem disciplinado (Mt 18:8-9). A comida fina pode levar a excessos - glutonaria e, por isso, o nosso Senhor nos advertiu a respeito dela (Lc 21:34). Sendo santos do dia, devemos estar acordados e alertados para não ficarmos enfeitiçados e embotados pela vida alta e excessiva (Rm 13:11-14; ITs 5:6-8). Nós comemos para viver; não vivemos para comer. Nós governamos os nossos apetites; eles não podem nos governar.

A comida fina é sedutora aos homens sábios. O prazer e a atmosfera de tais comidas e estilos de vida é encantador. Ele leva a uma fixação em renda, prazer e coisas finas; enquanto que a nossa prioridade deve ser amar a Deus acima do prazer (IITm 3:4). Piedade com contentamento é um grande ganho, mas há pouco contentamento à mesa do governante (ITm 6:6-10).

A comida fina é sedutora aos homens sábios. A comida e o vinho fino leva os homens a baixarem a guarda e deixarem ser seduzidos. Muitos pecados são planejados durante um almoço. A comida fina quebra a resistência, como o vinho e a bebida forte. As mulheres foram ensinadas que o caminho mais curto para o coração do homem é através do seu estômago. Os homens seduzem as mulheres através de comidas finas. Muitos negócios são fechados durante uma refeição, pois os vendedores têm uma conta ilimitada para despesas envolvidas com a sedução de clientes. Cuidado!

Devemos guardar os nossos corpos sob controle para ganharmos a corrida em que nos inscrevemos (ICo 9:24-27). O nosso Senhor não tinha um lugar para colocar a Sua cabeça. Você não precisa de nada que tenha cinco estrelas! Nós não precisamos fazer um aprovisionamento para a nossa carne, pois já estamos em grande risco sem que haja necessidade de a estimularmos ainda mais.